Fonte:http://variasdicasparablogs.blogspot.com.br/2014/06/melhores-praticas-de-seo-para-blogger.html
No caso de lojas virtuais o sistema mais utilizado é o Magento, por que ele oferece recursos que facilitam ações de SEO, mas também há agências especializadas para criação de ecommerces.
Houve uma época em que se discutia se os blogs dariam certos na internet. Os números falam por si. De acordo com a pesquisa realizada pela Boo Box, divulgado em um infográfico, em 2013 houve pouco mais de 80 milhões de usuários que usam blogs como fontes de informação. A tendência é que cresça a cada ano.
Mas a grande pergunta que muitos especialistas fazem é qual plataforma é melhor para aplicar ações de SEO em blog? Wordpress ou Blogger?
Primeiramente devemos ter a seguinte noção. Existe uma diferença entre WordpressOrg e Wordpress COM. O primeiro é um aplicativo que o usuário pode baixar no site oficial e instalar no servidor de hospedagem, podendo não só criar um blog como um site profissional facilmente em linguagem PHP. O segundo é possível abrir um blog gratuitamente, usando servidor limitado. Como o Blogger também é gratuito, então se compararmos com o Wordpress COM certamente o Blogger tem larga vantagem.
Como fazer SEO para Blogger
Primeiramente deve-se imaginar SEO em dois grande grupos, sendo On Page (melhorias feitas dentro do blog) e Off Page (ações para conseguir links em fontes externas). Vamos abordar algumas metodologias certeiras para melhorar um blog feito no sistema Blogger em relação ao Google.
Título de página
Para quem não sabe o que é, título de página é aquele conteúdo ou título que aparece em azul no resultado de busca do Google, por exemplo. Ele também é usado por navegadores para serem exibidos nas abas.
Por padrão, os títulos de página de postagens no Blogger geram conteúdo com a frase do título da sua postagem seguido pelo nome do seu Blogger definido nas configurações. Isso pode ser ruim por que se a sua postagem tiver um nome grande poderá ocorrer quebra na exibição de resultado de pesquisa, originandoaqueles três pontinhos.
Para resolver isso, acesse seu painel de controle, selecione aba “Modelo” e escolha “Editar HTML”. Em seguida, logo no começo do código, encontre uma linha comando parecida como essa:
<b:include data='blog' name='all-head-content'/>
Em seguida, apague qualqueradicione o seguinte código:
<b:ifcond='data:blog.pageType == "index"'>
<title><data:blog.pageTitle/></title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/></title>
</b:if>
Resumindo, essa informação faz com que a página inicial mostre o nome do blog, que pode ser definido em configurações. Quando for qualquer outra página, exibe apenas o nome da postagem, excluindo o nome do blog, tornando o título e página mais limpo e pontual.
Quebra de texto
É muito comum os blogueiros deixarem uma postagem completa na página inicial igualmente dentro da postagem. Existe um recurso interessante no editor de texto chamado de Expansão de Postagem”. Esse recurso faz com que parte da postagem seja exibida na página inicial do blog, criando um botão que convida o usuário a visitar a postagem interna para ler o conteúdo completo.
Isso é importante por que evita conteúdo duplicado em páginas diferentes do blog além de diminuir a taxa de rejeição indicada no Google Analytics, pois ousuário é obrigado a navegar no blog para ter acesso ao conteúdo completo.
ALT das imagens
Esse é um recurso que tem como principal função descrever uma imagem, mas fica embutido no código. Só é exibido no navegador se o mesmo não conseguir carregar a imagem na tela. Também é usado por programas leitores de caracteres para cegos.
O Google usa essa descrição para entender o que a imagem condiz com o conteúdo. Fazer uma descrição de alta qualidade é muito importante.
Postagem mais acessadas
O Google adora encontrar links internos, principalmente aqueles que mais chamam a atenção do usuário. Indicar em barra lateral ou no final de cada postagem links de alta qualidade, principalmente conteúdos mais acessados, é uma forma inteligente de “prender” o usuário no blog.
Para isso, use o sistema de gadgets do Blogger, que pode ser encontrado no editor de layout do sistema.
Essas foram as principais dicas para tornar um blog mais amigável para o Google. Infelizmente seria necessário mais de seis horas de leitura para aplicar todas as melhorias recomendadas. Mas tenho certeza que já com essas informações o seu blog pode ter mais qualidade técnica.
Autor do Post: Paulo Augusto Sebin. Jornalista especializado em SEO e produção em marketing para conteúdo. Fundador do blog O que é SEO e Google Marketing. Acima de tudo, defende a livre expressão em blogs.
SOCIALIZE IT →